6 DICAS PARA UM LÍDER LEVAR SUA EMPRESA AO SUCESSO

Empresas de sucesso

Quando se fala nesse assunto é comum o erro de achar que gestão e liderança são sinônimos. O Gestor tem seu foco nos curtos prazos, no acompanhamento de processos e metas.

O líder trabalha com cultura e visão, onde seus objetivos principais são “perpetuidade da organização através de pessoas e da inovação”, é o que diz Nilson Caldeira, especialista no desenvolvimento de inovação e criatividade aplicadas no planejamento estratégico, coach, colunista de motivação e liderança e desenvolvedor de cursos e palestras.

Com freqüência um líder acaba por não ser um bom gestor. Assim, é necessário que ele escolha para cuidar do dia-a-dia de sua empresa alguém capacitado para esta função.

Não menos freqüente encontramos gestores incríveis que não possuem a capacidade de liderança.  Estes precisam cercar-se de líderes natos para auxiliá-lo no direcionamento da sua empresa.

Contudo, nas pequenas e médias empresas , inevitavelmente líder e gestor acabam sendo uma só pessoa.  Por isso Nilson Caldeira destaca 6 pontos principais que se tratados com cuidado e atenção levarão sua empresa ao sucesso.

CONHECER PROFUNDAMENTE OS CLIENTES

Uma empresa existe em função dos seus clientes. Quanto mais pessoas desejarem comprar produtos e serviços da sua empresa, mais bem sucedida ela será. A perenidade de uma empresa passa pela fidelização dos seus clientes, ou seja, quanto mais fiéis eles forem à marca e aos seus produtos, maior a sua lucratividade. Para sua empresa alcançar a fidelização não basta atender aos clientes em sua demanda normal, pelo contrário, isto é sua obrigação. Para fidelizar seu cliente sua empresa deve encantá-lo, fazer algo a mais que a concorrência. E normalmente o líder que deve identificar e propor ações que encantem o cliente. E ele só fará isso de forma adequada à medida que conhecer muito bem seus clientes e principalmente aqueles que não são clientes.

PESSOAS FAZEM A DIFERENÇA

Um líder deve desenvolver sua equipe. É através dela que sua empresa alcança resultados superiores. Trabalhar com gente não é uma atividade simples e fácil, entretanto se for feita de forma adequada reserva surpresas positivas. E quando falamos em desenvolver pessoas o fundamental é capacitá-las para que cada vez mais elas façam o que vem fazendo de forma melhor. É preciso treinar, orientar, enfim investir no conhecimento dos seus funcionários se quiser encantar e fidelizar seus clientes.

ORGANIZAÇÃO É A BASE DA EVOLUÇÃO

Em uma empresa organizada as atividades fluem de forma rápida e menos estressante. A melhor forma de organizar a sua empresa é através da implantação de processos organizacionais  Um empresa que tem processos e sua equipe segue-os com disciplina, permite que o dia-a-dia funcione em um nível de excelência que reflete em uma maior agilidade nas tomadas de decisão.

CUIDE DO CAIXA

O dia-a-dia do caixa de ser cuidado pelos gestores financeiros, mas os líderes devem necessariamente ter uma visão macro permanente deste ponto. A delegação deve ser de da execução apenas. O líder deve acompanhar e principalmente antever como o fluxo financeiro poderá contribuir com a criação de diferenciais competitivos para a empresa. Não podemos falar em tecnologia e inovação se o caixa está comprometido.

A INEVITÁVEL TECNOLOGIA

Atualizar-se tecnologicamente é a única forma de uma empresa se manter competitiva. As organizações não têm opção. A tecnologia já não é mais diferencial competitivo, pelo contrário, é requisito para se manter no mercado. Se uma empresa deixa de se atualizar ela corre dois grandes riscos: primeiro, quando ela tomar essa decisão vai gastar muito mais do que se estivesse atualizando-se de forma constante e; o segundo risco, e este é mais grave, a falta de investimentos em tecnologia fatalmente levas às corporações a desaparecer do mercado.

INOVAÇÃO CONSTANTE

Quando se fala em inovação normalmente se pensa muito na inovação tecnológica deixando de ver as outras oportunidades de “pensar fora da caixa” dentro do modelo de negócios das organizações. Grandes corporações se formaram a partir de inovação nas mais diversas áreas; produção, logística, vendas, marketing, etc. A Dell Computadores nasceu a partir de uma inovação no modelo de negócios , ou seja, primeiro se vende o computador e depois ele é produzido. Uma solução excepcional em termos de marketing, vendas, finanças e logística. Porém, uma solução só trará resultados se for orientada para o cliente e que atendam as necessidades do mundo real. E a responsabilidade da inovação é do líder, ou seja, se você não é um inovador contrate alguém.

Fonte: Revista Grandes Formatos. Autor: Caldeira, Nilsom. Março, 2014

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