Retenção de talentos na comunicação visual

 

Como manter um bom funcionário em sua equipe?

Ter bons colaboradores trabalhando para sua empresa, comprometidos com as tarefas e que vistam a camisa na resolução de problemas, é o sonho de todo administrador. Mas a realidade mostra que não é nada fácil encontrá-los, e muitas vezes muito difícil de mantê-los em sua equipe. Manter um bons funcionários pode garantir o diferencial nos negócios.

O mundo corporativo mudou, e nem um grande salário pode reter esses talentos. Eles querem mais. E muitas vezes é difícil saber o que fazer para retê-los. Se o salário, apesar de ter ainda grande peso, não é mais o fator principal, o que fazer?

Comece primeiramente conhecendo um pouco mais sobre os seus funcionários, isso trará um diferencial para sua estratégia e negociação. Por exemplo, ouviu falar com Geração Y? Quantos funcionários nascidos a partir de 1980, você têm? Se você respondeu: “a maioria”. Você está trabalhando com a chamada Geração Y.
Segundo vários estudos já publicados, os trabalhadores desse grupo, ao mesmo tempo em que desejam um bom salário e status, resistem a fazer horas extras e não abrem mão do lazer. Algumas pesquisas mostram ainda, que os jovens não estão dispostos a ficar mais de 10 anos em uma empresa.

Nesta situação a empresa precisa estar preparada em termos de tecnologia, infraestrutura e principalmente plano de carreira e benefícios. Para a geração Y é importante ver de forma clara quais são as possibilidades em curto prazo, sem isso a empresa perde o diferencial e o foco dos Y é facilmente desviado para outras oportunidades no mercado.
Agora é importante lembrar, a empresa precisa investir nos talentos se quiser manter os níveis de retenção, porém há um limite, é necessário definir qual o nível de profissionais que queremos manter.

Avaliação de especialista

O consultor em gestão empresarial Wilson Giglio, da SOS Empresarial, para a retenção de talentos em uma empresa podemos seguir algumas dicas:

  1. A empresa, quando estiver devidamente organizada e der o devido valor a sua colaboradores não terá porque temer a saída dos mesmos, salvo casos onde algumas propostas poderão ser realmente, tentadoras. Mas ainda assim, nestes casos, quem valem à pena, podemos conversar e tentar chegar a um bom acordo para ambos.
  2. Quando o seu colaborador merecer uma bronca chame-o em uma sala reservada e ao invés de desabafar todos problemas em cima dele, primeiro você enalteça o trabalho dele dentro da empresa, da importância do mesmo na equipe, logo em seguida, sutilmente, dê a bronca, aponte o erro, depois, no final, vem o questionamento a respeito das futuras atitudes do mesmo e a formalização de que isso não ocorrerá mais (se for possível).
  3. Saiba contratar, crie formulários, documentos, testes e entrevistas adequadas a sua empresa. Se você conseguir contratar bem bons colaboradores, dificilmente terá problemas com rotatividade. O segredo de não ter alta rotatividade sempre será ter Líderes trabalhando a favor da empresa, com os mesmo objetivos e metas, focados e comprometidos com a evolução profissional, sua e da empresa.
  4. Se sua empresa, ainda não tem um sistema de Gestão de Recursos Humanos, sugiro que contrate um profissional para que implante o mesmo. As vantagens de ter esse sistema acabam pagando o investimento que fará além de fazer com que toda a sua equipe fique, realmente, integrada e comprometida com os resultados que espera para o futuro.

Enfim, como uma empresa de comunicação visual pode reter seus talentos?

  • Contrate profissionais que se encaixem à cultura e valores da empresa
  • Estabeleça uma remuneração variável (trimestral, semestral ou anual), com base na lucratividade da empresa
  • Invista em capacitação constante das equipes
  • Crie um programa de estágios e/ou aprendizes para crescer dentro da organização e assumir funções de responsabilidade com o decorrer do tempo
  • Ouça o que os funcionários têm a dizer
  • Ofereça um plano de carreira
  • Ofereça compensação e benefícios de acordo com o mercado
  • Desafie, Remunere e Celebre!
  • Entenda a diferença entre benefício e recompensa
  • Mostre interesse no desenvolvimento deles como pessoas e não só como profissionais

Não existe receita pronta para o sucesso, mas com certeza seguindo algumas dessas dicas terá bons resultados com sua equipe.

Fonte: Revista Grandes Formatos, Agosto de 2012

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