Software para comunicação visual e impressão digital

 

Frases como “Qual é o melhor software para a minha empresa?”, “Um investimento alto e desnecessário para a minha empresa”, “Não sei se vale a pena investir em software, minha empresa é muito pequena”. Escutamos diariamente em rodas de conversa em nosso mercado. Então achamos que agora é a hora de abordarmos esse assunto.
Atualmente a tecnologia está praticamente onipresente em todas as empresa. É quase impossível imaginar empresários de negócios emergentes ainda sem ao auxílio de softwares e computadores, seja para executar as tarefas mais simples, ou as mais complexas.

No mercado de comunicação visual, e impressão digital, temos 3 tipos de softwares que servem para funções específicas, porém cada um com sua importância:

RIPS
Um RIP é um programa que decodifica a linguagem dos arquivos digitais para a linguagem das impressores, transformando as fontes, imagens ou logos em bitmaps. Essa é a sua função principal, porém hoje os RIPS disponíveis no mercado, vêm com uma séria de ferramentas que visam otimizar a produção.

WORKFLOW
O Workflow ou Fluxo de Trabalho é o processo onde as empresa estabelecem meios para automatizar e racionalizar os processos de produção. O sistema ainda é mais conhecido no meio gráfico, porém já começa a ganhar adeptos no mercado de impressão digital em grandes formatos.

SOFTWARES DE GESTÃO
Os softwares de gestão surgiram das OS (Ordens de Serviço) em papel junto com planilhas de Excel, que por sua vez surgiram dos cadernos de anotações dos proprietários das empresas. O fato é que empreendimentos de qualquer porte, ganham agilidade, confiabilidade e redução de despesas operacionais, com os softwares de gestão.
Cada vez mais avançados e com mais ferramentas, esses programas auxiliam gestores e colaboradores em geral, a executar e controlar com mais eficiência suas atividades.

Algumas dicas importantes da hora de decidir um software de gestão pra sua empresa:

  • Um software não pode ser considerado um custo, mas sim, um investimento
  • Tenha em mente que quanto mais criteriosa for sua análise na escolha do sistema, maiores serão os benefícios para sua empresa
  • Faça uma avaliação das reais necessidades da sua empresa
  • Consulte as várias opções disponíveis no mercado e cases de sucesso
  • Procure entender todas as funcionalidades do software, analisando benefícios, vantagens e possíveis desvantagens
  • Verifique a flexibilidade do software, ele pode ser ajustado para as necessidades da sua empresa?
  • Verifique a possibilidade de mudanças, é possível realizar alterações, caso julgue necessário?

Muita atenção com relação ao suporte, pois dúvidas podem surgir sempre, e é fundamental que o fabricante possa te dar todo auxílio necessário.

Software para comunicação visual e impressão digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *